Sandra Camilo

  

Coluna - Agência de Cinema
Sobre Sandra Camilo
Galeria de Fotos da Colunista
   
   

Mais uma parceria... Desta vez entre Agência de Cinema e o seu portal e Literatura. Trazemos a você, caro internauta, o privilégio de ler os textos de Sandra Camilo, atriz, apresentadora e dubladora.

Coluna - Agência de Cinema

Bem, primeiramente quero dizer a todos que estou feliz por assinar esta coluna no portal de Literatura de Wagner Lemos. Aqui, pretendo trazer matérias interessantes do mundo do cinema, principalmente sobre curtas metragens - um veículo fundamental para o surgimento e desenvolvimento novos cineastas.

O curta é o formato pioneiro do cinema. Uma boa oportunidade para profissionais mostrarem seus trabalhos, desenvolverem novos formatos e colocarem seu nome no mercado cinematográfico.

Voltando um pouco no tempo, nos anos 80 o curta-metragem brasileiro chegou à maturidade e uma nova geração de cineastas começou a experimentar o audiovisual.

O curta brasileiro teve seu marco no Festival de Gramado de 1986.
Sem compromissos com as regras do mercado, esses filmes retrataram um Brasil diferente.
O curta passa, no início dos anos 90, a ser a ponta de lança do processo de redescoberta do filme brasileiro no exterior.

Uma sessão com filmes em curta-metragem exibidos em seqüência é capaz de mobilizar um grande público para as salas de cinema. A experimentação amplia os limites estéticos, que despertam um interesse crescente junto ao público.
O cinema brasileiro ganhou novos realizadores que experimentaram longa-metragem com propostas inovadoras e fazem isso explicitando seu diálogo com as liberdades do formato curta e com um novo público para o cinema nacional.
O formato, com menos de meia hora de duração, faz do curta um produto que não pode ser vendido em salas de cinema como um filme de longa metragem, pois quase ninguém quer pagar um ingresso de cinema para um programa de pouca duração.
Uma das alternativas já testadas no Brasil para estimular a divulgação de curtas-metragens, foi a lei que obrigava os exibidores a colocar nas telas um curta nacional antes da exibição de um longa.
Na nossa próxima matéria vou falar do curta metragem "Rosas Vermelhas" - de como foi produzido e exibições.

Para enviar sua sugestão,
E-mail: sandracamilo@agenciacinema.com

Sobre Sandra Camilo

Sandra Camilo, atriz, radialista e cineasta iniciou sua carreira aos 9 anos de idade no teatro e, no mesmo ano, estreou no cinema no longa “Infância Maldita” de Giovanni German, na Itália. Em seguida, ficou em cartaz 6 anos, percorrendo todo o Brasil, com o espetáculo “Pluft O Fantasminha”, interpretando a personagem Maribel. participou de vários comerciais de TV, além de 31 curtas metragens e 6 longas metragens. Mudou seu rumo e assumiu a autoria de vários curtas. Na escola mesmo fez suas primeiras apresentações e daí não parou mais. No portal de podcasting PodBrasil, Sandra Camilo, que produz e apresenta o Canal de Cultura, faz reportagens sobre cultura e o meio artístico.

Além disso, vai estrear em breve um dos primeiros Vídeo-Podcasts brasileiros (programas de vídeo em formato podcast) falando de cinema Nacional e tudo o que acontece no mundo artístico. Sandra prepara, ao mesmo tempo, a finalização de um documentário - seu primeiro longa metragem abordando os temas Câncer de Mama e Moradores de ruas - “O Homem Placa”, que já está com o trailler de captação pronto, atores em laboratório de personagens, locações e cenários preparados. No “Homem Placa”, Sandra Camilo assina roteiro e direção. No elenco deste longa, atores já consagrados como Raymundo de Souza, Marcos Mello, Fernanda Viacava, Oscar Calixto, Ricardo Autuori, Liz Reis, Manoel Lima, entre outros.

Alguns curtas já produzidos por Sandra, O Segredo de Marilia, O Ciclo da vida Labial, Changrillá, Nigth Clube para Mulheres, Teste de VT, Festa de São João, Azeitona. Documentários, No Jornal do meu Bairro, Como fica minha cidade e minha vida com a reciclagem, Os calados também amam, Mamãe descobriu a tradução da palavra cultura, “Filho da sorte”, ambos roteiro e Direção, entre várias outras atividades.

www.agenciacinema.com.br Produtora de Filmes e vídeos

www.podbrasil.com.br Canal de Cultura

www.atuando.com.br Como ser Dublador

 
 

Entre em contato