Resultados do Prouni já estão disponíveis para consulta

20/12/06

 

O MEC (Ministério da Educação) divulgou na manhã desta quarta-feira (20) o resultado do Prouni (Programa Universidade Para Todos). Para saber se foi beneficiado com a bolsa de estudos, o candidato deve acessar o site do programa e digitar seus dados.

Clique aqui para consultar

No total, segundo informou o MEC no início desta semana, foram 517.748 pessoas disputando as 108.025 bolsas de estudos integrais e parciais de 50% da mensalidade (64.719 e 43.306, respectivamente). Um balanço final e oficial sobre os números deve ser divulgado pelo MEC ainda nesta quarta-feira.

Os classificados devem procurar as instituições de ensino a partir de 26 de dezembro e confirmar seus dados socioeconômicos.

As vagas do Prouni são de 1.424 instituições particulares de educação superior que aderiram ao programa.

Mais de 400 mil ficam de fora

Se os dados se confirmarem, o MEC não tem muito o que fazer pelos potenciais 409.723 "sem-bolsa", afirmou Celso Carneiro Ribeiro, diretor do Departamento de Modernização de Programas da Educação Superior: "O Prouni depende da adesão voluntária das instituições de ensino", disse.


A "sobra" de estudantes requerentes do subsídio do Prouni ocorre num momento em que o próprio MEC detectou, por meio de censo, que desde 2003 existem vagas ociosas no ensino superior do Brasil.

No ano passado, concluíram o ensino médio e, portanto, tornaram-se aptos a ingressar no curso superior, 1.857.704 estudantes em todo o Brasil. Enquanto isso, as instituições superiores ofereciam 2.435.987 vagas. A "sobra" foi de 578.283 vagas, 13,6% mais que em 2004 (508.975).

O próprio ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou no lançamento do censo que a expansão no número de vagas não bastou para garantir o acesso dos estudantes ao 3º grau, porque nem sempre estes têm como pagar pelo curso.

Sobre eventuais medidas que o ministério pode implementar para atrair mais faculdades e universidades particulares ao programa, Ribeiro disse que "por enquanto, o Prouni continuará funcionando com as mesmas regras que estão em vigor".

O direitor afirmou ainda que o número de bolsas concedidas vem crescendo: "Estamos aumentando o número de vagas a cada ano. No primeiro ano, foram 112 mil bolsas; no segundo, 138 mil. Agora, só para o primeiro semestre de 2007, foram 108 mil. A previsão é de que haja mais 40 mil bolsas no segundo semestre, fechando 2007 em 150 mil bolsas."

O número de bolsas oferecidas para o segundo semestre de 2007 deve ser menor do que o primeiro porque nem todas as instituições de ensino iniciam cursos em agosto.

Critérios

Para concorrer às bolsas, os candidatos tiveram que atender a uma série de exigências. Entre elas, ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2006 e obtido, na prova escrita e na redação, nota média igual ou maior a 45; ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou em escola privada na condição de bolsista integral.

Para concorrer à bolsa integral, o estudante teve que comprovar renda per capita familiar de até um salário mínimo e meio (R$ 525,00, em valores de hoje). Para a bolsa parcial, de 50% do valor da mensalidade, renda per capita familiar de até três salários mínimos (R$ 1.050,00).

Aos alunos autodeclarados negros, indígenas ou com deficiência, o Prouni reservou quotas que obedecem à porcentagem dessas populações por estado, segundo pesquisa de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os professores da educação básica concursados, no exercício da atividade e que não tenham cursado licenciatura, normal, superior ou pedagogia não precisaram comprovar rendimento para concorrer à bolsa.

  

  

 

Entre em contato