Prouni dá bolsas para 97.072 estudantes em 2007

22/12/06

 

O Prouni (Programa Universidade para Todos) pré-selecionou 97.072 candidatos para receber bolsas de estudos no primeiro semestre de 2007. Para confirmar a vaga, os estudantes devem comparecer à instituição em que foram aprovados e com-

provar as informações socioeconômicas da ficha de inscrição. O prazo para essa confirmação tem início no dia 26/12 e se estende até 2 de fevereiro de 2007.

Se sobrarem vagas, haverá reclassificação, e o novo resultado sairá em 12 de fevereiro.

Clique aqui para consultar

No total, 517.748 candidatos concorreram às 108.642 bolsas de estudos integrais e parciais de 50% da mensalidade. O MEC havia divulgado anteriormente que havia 108.025 bolsas, ms esse número foi retificado hoje pelo ministério.

A média do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos pré-selecionados foi de 62,73 pontos -- a nota mínima para concorrer a uma bolsa é 45. O Estado com a melhor média de candidatos foi o Ceará, com 68,44 pontos, seguido de Pernambuco, com 68,3.

Os 30 estudantes mais bem colocados estão divididos nos cursos de medicina (17), engenharia (três), direito (três), psicologia (dois),
veterinária, design, arquitetura, tecnologia de sistemas da informação e
ciências contábeis (um para cada curso).

O candidato que obteve a melhor colocação conseguiu 97,62 pontos no
Enem e solicitou vaga no curso de medicina da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (ES). O segundo tirou 95,58 e pretende cursar design no Centro Universitário Senac, de São Paulo. O terceiro garantiu 95,24 pontos para o curso de medicina na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Critérios

Para concorrer às bolsas, os candidatos tiveram que atender a uma série de exigências. Entre elas, ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2006 e ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou em escola privada na condição de bolsista integral.

Para concorrer à bolsa integral, o estudante teve que comprovar renda per capita familiar de até um salário mínimo e meio (R$ 525,00, em valores de hoje). Para a bolsa parcial, de 50% do valor da mensalidade, renda per capita familiar de até três salários mínimos (R$ 1.050,00).

Aos alunos autodeclarados negros, indígenas ou com deficiência, o Prouni reservou quotas que obedecem à porcentagem dessas populações por estado, segundo pesquisa de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os professores da educação básica concursados, no exercício da atividade e que não tenham cursado licenciatura, normal, superior ou pedagogia não precisaram comprovar rendimento para concorrer à bolsa.

  

  

 

Entre em contato