Enem: inscrições começam nesta segunda (14)

14/05/07

   

 

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2007 abre inscrições nesta segunda (14). Podem participar estudantes concluintes do ensino médio em 2007 ou que já acabaram o curso. O prazo vai até 15 de junho.

As inscrições podem ser feitas pelo site. As agências dos Correios também aceitam a inscrição -- é preciso levar documento de identidade original --, mas quem ainda está no ensino médio deve primeiramente retirar a ficha na escola em que estuda, antes de ir ao correio.

A taxa custa R$ 35 e deve ser paga na rede bancária. Os alunos da escola pública não pagam. Mas os estudantes das escolas privadas ou os que já terminaram o ensino médio também podem pedir a isenção. Para isso, é preciso fazer inscrição em uma agência do correio, onde deverá ser assinada uma declaração de carência, no verso da ficha impressa.

Exame
Os inscritos receberão o cartão de confirmação de inscrição até 17 de agosto. A prova será realizada no dia 26 de agosto e terá 63 questões objetivas de múltipla escolha sobre várias áreas de conhecimento, além de prova discursiva.

Os estudantes começarão a receber o boletim individual de resultados na 2ª quinzena de novembro.

Neste ano, as avaliações serão realizadas em 1.332 cidades, distribuídas em todos os Estados do Brasil e no Distrito Federal. No Enem de 2006, o exame aconteceu em 804 municípios.

Veja a lista completa dos municípios (em .doc)

O Enem tem como principal objetivo avaliar o desempenho do aluno ao término da escolaridade básica. Os estudantes não são obrigados a fazer o exame.

O exame permite ao aluno participar de outras ações do governo, como o Prouni (Programa Universidade para Todos). No primeiro semestre de 2007, só se inscreveu no Prouni o estudante que obteve nota mínima de 45 pontos (média aritmética entre as provas de redação e conhecimentos gerais) no exame.

Com informações do Inep

  

  

 

Entre em contato