Estudantes devem comprovar dados do Prouni a partir de terça-feira

23/12/06

 

A partir desta terça-feira (26), os 97.072 pré-selecionados às bolsas de estudo do Prouni (Programa Universidade para Todos) devem comparecer às instituições de ensino em que foram aprovados para comprovar as informações socioeconômicas da ficha de inscrição.


O prazo se estende até 2 de fevereiro de 2007. Nesta etapa, cada instituição vai orientar seus futuros alunos quanto aos documentos necessários e outros detalhes do processo. Por isso, é aconselhável entrar em contato rapidamente com a secretaria da universidade ou faculdade, para informar-se sobre o procedimento.

Se sobrarem vagas, haverá reclassificação, e o novo resultado sairá em 12 de fevereiro.


Clique aqui para consultar sua inscrição


No total, 517.748 candidatos concorreram às 108.642 bolsas de estudos integrais e parciais de 50% da mensalidade.

A média do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos pré-selecionados foi de 62,73 pontos -- a nota mínima para concorrer a uma bolsa foi de 45. O Estado com a melhor média de candidatos foi o Ceará, com 68,44 pontos, seguido de Pernambuco, com 68,3.

Os 30 estudantes mais bem colocados estão divididos nos cursos de medicina (17), engenharia (três), direito (três), psicologia (dois),
veterinária, design, arquitetura, tecnologia de sistemas da informação e
ciências contábeis (um para cada curso).

Critérios
Para concorrer às bolsas, os candidatos tiveram que atender a uma série de exigências. Entre elas, ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2006 e ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou em escola privada na condição de bolsista integral.

Para requerer o benefício integral, o estudante teve que comprovar renda per capita familiar de até um salário mínimo e meio (R$ 525,00, em valores de hoje). Para a bolsa parcial, de 50% do valor da mensalidade, a renda per capita familiar teria que ser de até três salários mínimos (R$ 1.050,00).

Aos alunos autodeclarados negros, indígenas ou com deficiência, o Prouni reservou quotas que obedecem à porcentagem dessas populações por estado, segundo pesquisa de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

  

  

 

Entre em contato